Sistemas de Esgoto

ETE - PIMENTA

ETE - ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS - “HELY LEVY DE OLIVEIRA”   PIMENTA/MG

 

Melhorar a saúde da população, evitar a proliferação de doenças e preservar o meio ambiente, são os objetivos da Funasa, que, com a aprovação de Convênio, proporcionou a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) “HELY LEVY DE OLIVEIRA”, no município de Pimenta/MG.

A ETE atende e trata 100% do esgoto coletado na área urbana da cidade e com isso toda a comunidade de Pimenta e visitantes são beneficiados com maior qualidade de vida e saúde, além de devolver ao Lago de Furnas água limpa de forma sustentável.

A ETE está toda documentada com outorgas, licenças ambientais e cumpre todas exigências de qualidade. Desde que os motores da ETE foram acionados, o município de Pimenta, não lança esgoto bruto no Lago de Furnas. Foi muita luta desde a aprovação do projeto até a conclusão da obra. O bom funcionamento da ETE resulta em pontuação no ICMS Ecológico do município desde 2021 e é referência em sustentabilidade, inclusive destina ambientalmente de forma correta o lodo seco e demais matérias de descarte.

ETE -  HISTÓRICO DO SONHO A REALIDADE

Por meio do Termo de Compromisso firmado entre o município de Pimenta e a FUNASA em 2014, TC/PAC 518-2014, foram investidos R$ 2.335.666,35 (dois milhões, trezentos e trinta e cinco mil, seiscentos e sessenta e seis mil e trinta e cinco centavos). A obra iniciou em 2016 e terminou em 2019. No dia 25/09/2019 iniciou o funcionamento da ETE.

Sua Inauguração Oficial veio a acontecer em novembro de 2023 apenas por questões burocráticas de prestação de contas de Convênio. No entanto, desde o primeiro dia de funcionamento da ETE, o SAAE de Pimenta é responsável pela operação da mesma e cumpre todas as condicionantes e exigências da Legislação Ambiental.

O convênio englobou as construções dos módulos da ETE sendo Tratamento Preliminar, Reator UASB, Filtro Percolador, Decantador Secundário, Casa de Controle/Laboratório, Leito de Secagem, Redes e Emissários, Elevatória de Recirculação e Elevatória de Esgotos. Os resultados das análises são satisfatórios: DBO: 45,52mg/l – DQO: 138,66mg/l – OD: 6,25mg/l em média.

OUTROS INVESTIMENTOS

O SAAE está sempre investindo em tecnologias, equipamentos e serviços para atingir resultados satisfatórios referente ao efluente tratado. Pré-operação Especializada durante seis meses, Assessoria Química exclusiva para ETE, Urbanização, Bomba Peristáltica, Equipamentos de Laboratório, 04 Poços de Monitoramento do Lençol Freático, Reserva Ambiental – 1700 árvores nativas – parceria com a Empresa PUR PROJET da França e Viveiro de mudas Nordesta – Arcos/MG.

© 2024 Pimenta . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.